Peer Review Process

A Headache Medicine define na Política Editorial que a redação recebe inicialmente os manuscritos para um checklist, que atesta que todos os documentos estão de acordo com o formato solicitado nas Diretrizes para o autor e identificação de plágio. Caso a documentação não esteja de acordo com as políticas da revista, os manuscritos serão devolvidos ao autor correspondente, com data definida para a devolução. São certificadas a qualidade das imagens, tabelas e gráficos, e ORCID dos autores submetidos no sistema eletrônico.

O editor-chefe e o editor científico revisam os manuscritos. Após aprovação inicial, os mesmos são encaminhados aos editores associados nas respectivas áreas dos manuscritos, que analisam sua importância, originalidade, clareza e relevância do estudo para o conhecimento. Os editores associados rejeitam ou recomendam a continuação do processo, indicando pelo menos dois revisores. Os revisores, após a leitura, recomendam:

- Aceitar envio;

- Revisões necessárias;

- Reenviar para revisão ou;

- Recusar envio.

Após a revisão por pares, o editor-chefe encaminha os pareceres dos revisores ao autor correspondente para as correções solicitadas. Após as correções, o editor-chefe toma a decisão editorial com base nas recomendações e envia os manuscritos para revisão técnica. Dependendo do parecer técnico, a decisão final sobre futuras correções técnicas, aceitação ou rejeição é tomada e comunicada ao autor correspondente.

Após esta fase, todos os artigos passam por revisão gramatical e tradução para o inglês quando necessário e seguem para o processo editorial. Após a diagramação, o autor correspondente recebe o artigo para leitura de provas. A leitura de provas consiste na leitura final do manuscrito antes da publicação, devendo o autor solicitar ajustes quando necessário ou autorizar a publicação em até 48 horas após ser notificado.