Missão e Escopo

Headache Medicine é publicada desde 2010 e foi publicada anteriormente sob o título Migraneas & Cefaleias desde 1994.


Os editores anteriores foram: Edgard Raffaelli Junior (1994-1995), José Geraldo Speciali (1996-2002), Carlos Alberto Bordini (1996-1997), Abouch Valenty Krymchantowsky (2002-2004) Pedro André Kowacs e Paulo H. Monzillo (2004) - 2007), Fernando Kowacs (2008-2013), Marcelo Moraes Valença (2014-atual), Marcelo Moraes Valença e Raimundo Silva-Neto (2022-atual).


Em 2019, os editores-chefes Marcelo Moraes Valença e Mario Fernando Prieto Peres reestruturaram o corpo editorial da revista (nacional e internacionalmente) com a nomeação de novos editores associados. Juntamente com a editora executiva Juliana Andrade, também renovou seu formato. Seguindo as tendências editoriais modernas, com a publicação contínua online de artigos aprovados, permitindo a submissão de manuscritos aceitos sobre cefaleia e dor orofacial, bem como aspectos relacionados à dor que possam ter implicações na cefaleia como modelos metodológicos, teóricos, explicativos e imagens (naversão online). Nosso escopo abrange pesquisas clínicas e experimentais, qualitativas e quantitativas.


Entendemos então que estamos contribuindo para o avanço da ciência da cefaleia e da dor orofacial,  posicionando o Brasil e a América Latina como um importante polo de produção de conhecimento, mas sendo aberto a toda a comunidade científica mundial.

Aceitamos artigos originais em português, espanhol ou inglês, porém, após aceitação, serão traduzidos e publicados exclusivamente em inglês. Os manuscritos recebidos serão inicialmente avaliados quanto à relevância e foco editorial da revista e serão encaminhados aos revisores para revisão por pares simples-cega.

Headache Medicine tem como visão atrair especialistas na área de cefaleia, atuando na educação continuada com publicações clínicas e experimentais. Visando também estimular pesquisas com modelos animais para melhor compreender a fisiopatologia de doenças e ação de medicamentos. Acompanhar inovações na área de diagnóstico e tratamento de cefaleias.