Submissões e Diretrizes para Autores

A Headache Medicine é a revista oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). É publicado trimestralmente com o objetivo de registrar e divulgar a produção científica e as contribuições da comunidade científica na área de cefaleia e dor orofacial. Os artigos submetidos considerados pelos editores apropriados para publicação na revista serão avaliados por pelo menos dois revisores (simples-cego) e, em seguida, aceitos ou rejeitados de acordo com o sistema de revisão por pares e a opinião do editor.

Diretrizes para autores (atualizadas em janeiro de 2024)

A Headache Medicine tem como objetivo atrair especialistas em cefaleia, atuando na educação continuada com publicações clínicas e experimentais. Visando também estimular pesquisas com modelos animais para melhor compreensão da fisiopatologia de doenças e ação de drogas. Acompanhar as inovações na área de diagnóstico e tratamento da cefaleia.

Áreas de interesse: O corpo editorial aceita manuscritos em inglês sobre cefaleia e dor orofacial. Nosso escopo abrange pesquisas clínicas e experimentais, qualitativas e quantitativas.

Tipos de artigos: Os artigos são publicados em cada edição em seções ordenadas: editorial, opinião, resenhas, original, correspondência clínica, relato de caso, imagem na cefaleia, tradução e tese.

Periodicidade: Publica quatro números por ano. A partir de 2023, a Headache Medicine será publicada continuamente.

Todos os artigos são revisados por pares (simple blind) e o editor responsável pelo processo de avaliação é informado no artigo publicado.

A Revista adota o Similarity Check para identificar plágio.

Taxas e pagamentos: A Headache Medicine é uma revista de acesso aberto e não cobra taxas para submissão, revisão e publicação de artigos. Todos os processos são realizados eletronicamente.

 

Recomendamos que os autores leiam atentamente as instruções antes de submeter seu artigo.

 

Observações gerais

- Manuscritos escritos em inglês são preferidos, mas aqueles escritos em português e espanhol também são aceitos. - O título completo e o resumo devem ser escritos em inglês e português, e o título é limitado a um máximo de 50 caracteres.

- É obrigatória a listagem da instituição em que o trabalho foi realizado, bem como o nome completo dos autores, sem abreviações. Além disso, declarar sobre qualquer potencial conflito de interesses e financiamento deve ser divulgado.

- As contribuições do autor deverão ser declaradas seguindo aos 4 pontos de atribuição de autoria contidos no tópico 2 do CrediT (http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html).

- O e-mail do autor correspondente deverá ser informado.

- O manuscrito deve ser submetido em arquivo Word (espaçamento duplo, Arial ou Times New Roman, fonte 12) e deve conter resumos em inglês e português, com até 250 palavras, e de três a cinco descritores (palavras-chave ou descritores).

- Financiamento: Headache Medicine exige que todos os autores reconheçam seu financiamento de forma consistente em um título separado escrito antes do tópico Referências. Por favor, confirme o financiamento ou declare que: Esta pesquisa não recebeu financiamento específico de nenhuma agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos.

- Declaração de interesses conflitantes: É política da Headache Medicine exigir uma declaração de interesses conflitantes de todos os autores. Certifique-se de que a ‘Declaração de interesses conflitantes’ seja um título separado escrito antes do tópico Referências. Se não existir conflito, indique que ‘O(s) autor(es) declara(m) que não há conflito de interesses’. Para orientação sobre declarações de conflito de interesses, consulte as recomendações do ICMJE.

A Headache Medicine respeita a Conduta Ética e as Boas Práticas de Publicação (Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicação Acadêmica) publicadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE), pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ), pela Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA) e pela World Association of Medical Editors (WAME), pela Declaração de Cingapura e Hong Kong sobre Integridade na Pesquisa.

O uso de ferramentas de Inteligência Artificial no texto deve ser declarado na carta de apresentação e no processo de submissão (quando aplicável) seguindo as recomendações do COPE. https://publicationethics.org/resources/discussion-documents/artifical-intelligence-ai-decision-making

 

Headache Medicine recomenda que os manuscritos cumpram as seguintes diretrizes antes da submissão do manuscrito:

CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials)

STARD (Standards for Reporting Diagnostic Accuracy Studies)

PRISMA (Systematic Reviews and Meta-Analyzes)

STROBE (Reporting of Observational Studies in Epidemiology)

 

Referências bibliográficas

As citações e referências devem ser no estilo Vancouver com adição do número DOI no final de cada referência. As citações devem ser numeradas conforme aparecem no texto (download de estilo disponível). Encorajamos o autor a utilizar um gerenciador de referências (Mendeley ou Endnote).

Ilustrações e imagens
O padrão CMYK deve ser usado para ilustrações e imagens e a resolução mínima é de 300 dpi. Somente serão aceitos os formatos TIFF, JPG ou CDR. As figuras devem ser incluídas no texto.

Tabelas: As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas no texto em ordem numérica. As tabelas devem ser como arquivos DOC em vez de arquivos de imagem.

Artigo original
4000 palavras no máximo, incluindo referências. Título em inglês e português e título de até 50 caracteres. Resumo em inglês e português ou inglês e espanhol (até 250 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 30. O texto deve ser dividido em seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

Views e Reviews
Máximo de 5.000 palavras, incluindo referências. Resumo em inglês e português (até 250 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 100. Título em inglês e português e título de até 50 caracteres. Um artigo de revisão deve incluir uma síntese e análise crítica de uma área relevante, não apenas uma descrição cronológica das publicações. Deve ser escrito por um pesquisador que tenha contribuições significativas na área específica da cefaleia ou áreas afins.

Relato do Caso
máximo de 1800 palavras (incluindo referências). Número de autores: até cinco. Resumo em inglês e português ou inglês e espanhol: máximo de 250 palavras cada. Tabelas, ilustrações e fotografias: até 2. Referências: até 20. Título em inglês e português. Além das observações gerais, deve ter pelo menos uma das seguintes características: (a) ser de particular interesse para a comunidade científica; b) Ser um caso raro, particularmente útil para demonstrar mecanismos de doença ou problemas de diagnóstico; (c) apresenta um novo método diagnóstico ou modalidade de tratamento. O texto deve ser dividido em Introdução, Relato de Caso e Discussão e deve descrever apenas conclusões bem definidas, inequívocas e relevantes.

Carta ao Editor
1000 palavras no máximo (incluindo referências). Número de autores: até quatro. Referências: até sete. Título em inglês e português e título de até 50 caracteres. O formato é livre e, além das observações gerais, pode incluir no máximo duas ilustrações (fotografias, tabelas, figuras). 

Seção de imagem
Máximo de 300 palavras (sem resumo). Título em inglês e português. Uma ou duas imagens e até três autores. Máximo de 3 referências.

 

SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade de sua submissão com todos os itens a seguir, e as submissões podem ser devolvidas aos autores que não aderirem a essas diretrizes.

  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está em outro periódico para consideração (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor).
  • Aceitamos a submissão de manuscritos previamente depositados em um servidor de pré-impressão. O autor deve informar as condições do manuscrito e adquirir o depósito no servidor de pré-impressão.
  • O arquivo de envio está no formato de arquivo do Microsoft Word.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.


Passo-a-passo

 Clique em "Login" caso já tenha se cadastrado no site, caso contrário clique em "Cadastre-se" para fazê-lo.

Embora a submissão seja realizada por apenas um dos autores do resumo, recomendamos que o registro no site seja realizado por todos os autores do resumo.

Você será levado para uma nova página que contém cinco etapas:1. Início, 2. Submissão de upload, 3. Insira Metadados, 4. Confirmação e 5. Próximos passos.

  1. Começar
    Adicioner o idioma de envio.
    Coloque em "Seção" e selecione o tipo de trabalho que está sendo submetido. Nos comentários ao editor, escreva sua carta de apresentação.
    Por fim, comunique se você será o contato de correspondência.

Clique em "Salvar e continuar" para ser levado para a segunda etapa.

  1. Upload Submission
    Faça o upload do arquivo resumo em "Add File"- Após o download, clique na opção "Article Text"- Selecione o botão "Save and Continue" para ser redirecionado para o terceiro passo.
  2. Insira os metadados
    Digite o título do seu artigo apenas no espaço "Título". Mesmo que contenha prefixos e subtítulos, não escreva nesses espaços.

Adicione texto de resumo (sem título, autores, afiliação e palavras-chave/descritores) com até 300 caracteres. *Após adicionar o resumo, clique fora da caixa para que a lista de inclusão de coautores apareça. Clique em "Adicionar Colaborador" e você será redirecionado para uma aba que contém informações essenciais e complementares para preencher com os dados de cada coautor.

- Digite Nome, Sobrenome*: Em "Nome" você deve colocar todos os nomes e sobrenomes. Em "Sobrenome" coloque apenas o último sobrenome, com exceção de: Junior, Filho, Neto.
• Não deve colocar pronomes demonstrativos na caixa do sobrenome junto com o sobrenome como: de, da, do.
• Exemplo de preenchimento: "José Pereira da Silva Filho"
Nome: José Pereira da
Sobrenome: Silva Filho

- E-mail*: digite seu melhor e-mail

- País*.

- Orcid ID*: insira o link completo do ORCiD(deve ser adicionado neste modelo https://orcid.org/0000-0000-0000-0000)
Caso o autor ainda não possua um número de ORCiD, cadastre-se de forma rápida e fácil em https://orcid.org/

- Afiliação*: Instituição onde você estuda/trabalha, (nome da universidade, cidade onde está localizada, estado, país),

- Resumo da biografia: não é necessário preencher esta caixa

- Função de colaborador*: clique no autor

*Dados obrigatórios

- Adicione se o autor incluído for o contato principal, se não, deixe-o desmarcado.- Marque "Incluir autor incluído nas listas de navegação?" para todos os autores
Após concluir as etapas anteriores, clique em "Salvar"- Repita o processo para cada coautor.

Na parte de refinamentos adicionais, adicione as palavras-chave e as referências dos artigos de acordo com as Diretrizes para Autores.
Coloque uma palavra-chave na caixa (todas as palavras-chave devem começar com uma letra maiúscula) de cada vez e pressione a tecla Enter antes da próxima palavra-chave. Coloque apenas a palavra-chave, sem pontuação.

Depois de adicionar as informações anteriores, selecione o botão "Salvar e continuar" para ser redirecionado para a quarta etapa. confirmação

Verifique nas etapas anteriores se todos os dados necessários foram adicionados corretamente nas etapas "", "Transferir o manuscrito" e "Inserir metadados". Após esse processo, clique em "Finalizar Submissão".

  1. Próximos Passos
    Você será direcionado para a tela de submissão, onde poderá acompanhar o processo de avaliação, aceitação e publicação.